Samuel Mello. Tecnologia do Blogger.
RSS
.

Resumo de filosofia


1. Antropologia e a Teoria Política de Platão
- Apontar os elementos que formam a alma (racional, emocional/concupiscível e sensual/irascível).
- Analisar a função de cada elemento constitutivo da alma em Platão.

É importante lembrar que Platão não concordava com as teorias de Sócrates.
Os elementos que  formam a alma, para Platão, eram: 
O elemento racional: se encontra na região superior do corpo humano, onde se encontra a razão(lógos). Função que permite ao homem recordar sua existência anterior e aceder(acrescentar) ao mundo das ideias. 
O elemento emocional: se encontra entre a região superior e inferior do corpo humano(região do coração. Função de impelir(estimular) à ação e ao valor. 
O elemento sensual: que se encontra na região inferior do corpo(da cintura para baixo). Função de despertar os desejos e as paixões.

É importante lembrar que Platão NÃO concordava com as teorias de Sócrates.

- Relacionar os elementos da alma com o Mito do Cocheiro de Platão.
A alma humana é descrita no diálogo  através do Mito do Cocheiro. Nele, ela é composta por um cocheiro(aquele que guia os cavalos de uma carruagem) e por uma parelha(par de alguns animais) de cavalos alados(cavalos que possuem asas), um branco e outro negro. Eles se constituem como dois impulsos no interior da alma humana. Esta teoria ocupa um lugar central na filosofia platônica, na medida em que permite trabalhar com a ascensão do mundo sensível(emocional) ao inteligível(racional). No contexto do Mito do Cocheiro, ela será analisada conjuntamente com a problemática do amor, da beleza e da relação erótica.
- Analisar a função social de cada cidadão na Teoria Política de Platão.
- Apontar a função de cada classe social na cidade-estado (polis) ideal (Governante, Guardiã e Econômica).

A moral do homem platônico é uma moral sobretudo política. Este tipo de concepção de Platão se deu devido o fato de sua juventude ter sido marcada pelo Fenômeno conhecido como "polís", ou seja, o homem para Platão é o cidadão, que vive e participa da sociedade política. Dizia que não é possível ser justo em uma cidade injusta. 
Platão sugeriu ''A República'', na qual o estado fosse composto por três estamentos: 
1. Filósofos e sábios->  Classe governante, possuindo a predominância  do elemento racional; a prudência.
2. Soldados e guardiões-> Classe militar, possuindo o elemento emocional irascível; a coragem. Defendiam o estado.
3. Tecelões, agricultores e artistas-> Classe econômica, possuindo o elemento sensual; controlados pela temperança(sobriedade).
OBS: Peguei uma frase dele que achei boa e que pode ajudar na compreesão do tópico:
"A justiça nada mais é do que a harmonia que se estabelece entre as três virtudes: temperança, fortaleza e sabedoria. Quando cada cidadão e cada classe social desempenham as funções que lhes são próprias da melhor forma e fazem aquilo que por natureza e por lei são convocados a fazer, então se realiza a justiça perfeita."

2. Antropologia e a Teoria Ética de Aristóteles


- Apontar a tripartição da alma (Racional, Sensitiva e Vegetativa) em Aristóteles
- Analisar a função de cada alma em Aristóteles.
Dizia que o homem, o animal, seres vivos e seres não vivos possuem características próprias. Vejamos:
Homem. Possui alma vegetativa, sensitiva e racional, juntamente com o corpo, claro. 
Animais. Possuem corpo e alma: vegetativa e sensitiva. NÃO possui alma racional. 
Seres Vivos. Possuem alma vegetativa e corpo.
Seres não vivos. Possuem apenas corpo, pois são INANIMADOS. Ex: pedra.
Mas, o que é alma vegetativa, sensitiva e racional? Aqui estão os significados:
Alma VEGETATIVA: é a alma responsável pela nutrição, crescimento e  desenvolvimento do corpo E pela reprodução. Exemplo: Árvore.
Alma SENSITIVA: é a alma responsável pelas sensações,  pelos sentimentos. Exemplo: Animais.
Alma RACIONAL: é a alma responsável pela cognição, pela deliberação e por pensamentos/conhecimentos. Exemplo: Homem. 
- Explicar virtude e vício (por excesso e por falta) em Aristóteles.
O que é virtude? Para Aristóteles não existem virtudes inatas, mas todas se adquirem pela repetição dos atos, que gera o costume, recebendo o nome de  'virtude moral'. Os atos, para gerarem as virtudes, não devem desviar-se nem por defeito, nem por excesso, pois a virtude consiste na medida certa.
O que é vício? Práticas em excesso. Ao longo do tempo adquirimos uma série de hábitos negativos. Alguns deles são visíveis como o fumo e o álcool; outros, nem tanto. É que costumamos disfarçá-los ao máximo, para que não se tornem muito evidentes. Essas manias são chamadas de vícios. 
- Analisar a Teoria Ética da Justa-medida como fundamento para a Felicidade (Eudaimonia) em Aristóteles. 

Os atos, para gerarem as virtudes consistem na justa medida, ou seja, uma pessoa não precisa de muito para obter a felicidade espiritual, e sim de atos que sejam suficientes para que a mesma esteja em paz. É um equilíbrio de hábitos.
3. O que é Liberdade e Livre-arbítrio?
- Analisar e argumentar sobre a ideia e o conceito de liberdade.
Liberdade pode ser compreendida tanto negativa quanto positivamente. Sob a primeira perspectiva denota a ausência de submissão, servidão e de determinação; isto é, qualifica a independência do ser humano. Na segunda, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional; elemento qualificador e constituidor da condição dos comportamentos humanos voluntários.
- Reconhecer e caracterizar o conceito de livre-arbítrio.
Livre-arbítrio é basicamente a expressão usada para significar a vontade livre de escolha, as decisões livres.O livre arbítrio, que quer dizer o juízo livre, é a capacidade de escolha pela vontade humana entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, conscientemente conhecidos.
5. Consciência 
- Reconhecer e caracterizar consciência psicológica de consciência moral.
Consciência psicológica: Responsável por nossas lembranças, sentimentos. Ela define quem somos, o que fazemos. Ex: o primeiro Beijo.
- Distinguir coação interna de coação externa.
Coação interna: Nesse tipo de coação a pessoa age de tal forma devido ao seu estado psicológico, e não por livre e espontânea vontade. Caso de loucura, patologia, doença. 
Coação externa: Pessoa que age por obrigação, não tento escolha de seus atos. Caso de grave ameaça. Ex: arma na cabeça. 
- Apontar e reconhecer as quatro etapas da formação da consciência moral (anomia, heteronomia, socionomia e autonomia)
Anomia: ''ausência de lei'' . Fazer o que te dá prazer, evitando o que traga dor.
Heteronomia: ''lei imposta pelo outro''. Agir positivamente sob vigilância do outro.
Socionomia: ''lei social''. Não fazer com o outro aquilo que não gostaria que fizessem com você. 
Autonomia: ''lei própria''. Mais alto grau de responsabilidade, atos que são fruto de juízo, da racionalidade humana. 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário