Samuel Mello. Tecnologia do Blogger.
RSS
.

Resumo de Geografia

• ANALISAR situações a partir do conceito de traços formadores de cultura;
Filogênese: fator específicos que influenciam na formação da cultura (moral;valores).
Ontogênese: experiência do ser e sua relação com o meio.
Sociogênese: interação do indivíduo com indivíduo (sociedade).
Microgênese: respeito ao fato de que cada fenômeno psicológico tem sua própria história.
• INDICAR o setor econômico atuante no desenvolvimento de determinadas atividades; 
Setor primário: extrativismo (atua nos países chamados de países em desenvolvimento). Os produtos desse setor geralmente apresentam baixos valores agregados e deste modo, tendem a paresentar baixa renda per capita. O PIB per capita no entanto pode não apresentar esta tendência uma vez que o volume da produção compensa o valor do produto. 
Setor secundário: indústrias (atua na transformação do produto primário). Setor preferencial de investimentos estatais e privados nos países em desenvolvimento (a chamada America latina, por exemplo). Os países com a secundarização desenvolvida tende a ter PIB elevado, assim como a renda per capita. O IDH tende a sofrer influencias, pois alguns países exigem aplicação de políticas públicas que visam o desenvolvimento dos indicadores que compõe o IDH, por parte dos empregadores.
Setor terciário: comercialização e prestação de serviços. É o fator do “bens finais”. Terceirização, é sinal de estímulo a iniciativa privada, informalidade profissional e concentração demográfica, assim como altos índices de urbanização. 
Setor quaternário: pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Deficitário em países com baixo desenvolvimento econômico. Educação e foco maior de investimentos Estatais, é aquilo necessário para o desenvolvimento do setor quaternário. Dentro do IDH: a expectativa de vida nos diz o quanto é desenvolvido o setor quaternário, por causa da tecnologia; a escolaridade é o índice do IDH, que mais tende a falar sobre o setor quaternário , afinal uma boa escolaridade garante um bom meio de pesquisa. 
O setor quaternário trabalha diretamente com a agregação de valor aos produtos, deste modo de forma bem grosseira, podemos dizer que um país com elevado setor quaternário, possui um alto índice de renda per capita. A recíproca não é verdadeira. 
• Utilizar indicadores socioeconômicos para promover ANÁLISE de situações da realidade de países latino americanos sabendo JUSTIFICAR a razão da escolha dos indicadores e EXPLICAR como estes auxiliaram na análise;
Analisado no tópico a cima.
O IDH é um bom indicador, por possuir 3 subdivisões: expectativa de vida; escolaridade e renda per capita. Mas devemos ser cautelosos ao utiliza-lo, pois um índice pode camuflar o outro, nos levando a ter conclusões equivocadas. 
O PIB nos permite conclusões a respeito da econômica de um determinado lugar. 
• APRESENTAR e ANALISAR fatores relacionados à política externa da América Latina no período pós Guerra Fria (Nova Ordem Mundial);
Nova Ordem Mundial: 
Período Ordem Econômica Ordem Bélica
Guerra Fria Bipolar EUA x URSS Bipolar EUA x URSS
Pós Guerra Fria Multipolar Unipolar

- Desdobramentos da Guerra Fria:
• América Latina: pela proximidade com os EUA, apoiam as ditaduras latino americanas, mantendo afastada a ameaça socialista (perigo vermelho). Quando a URSS cai, a ameaça deixa de existir, assim não tem mais motivo para existência de algumas ditaduras, por isso acabam, mas outras se fortalecem mais com o fim da URSS.
• África: os conflitos étnicos pré-existentes permanecem. Com a “descolonização” e a queda dos poderes locais nos países instáveis, URSS e EUA vislumbram oportunidades de controle do território. Alguns movimentos de independência, propiciavam a atuação externa. 
• Oriente Médio: os focos de tensão têm origens bíblicas (desde o êxodo que teria sido liderado por Moisés). O poder na região tem se alternado, desde então, entre grupos de maioria religiosa Judaica, Cristã e Muçulmana. Os eventos catastróficos da Segunda Guerra Mundial motivaram o fortalecimento do Movimento Sionista que culminou na criação do Estado de Israel, pela ONU. 
A criação do Estado de Israel gerou um intenso conflito árabe-israelense que atingiu proporções gigantescas durante a Guerra Fria. 

• RECONHECER e ANALISAR fatores relacionados aos focos de tensão derivados da transição da Ordem Bipolar para a Nova Ordem Mundial;
A maioria encontra sua origem bem antes da Ordem Bipolar para a “Nova Ordem Mundial”. Já existiam conflitos internos na África antes do começo da Guerra Fria, com o início desse conflito, a URSS apoiou alguns grupos e os EUA apoiaram outros, dando a eles, armas e treinamento necessário para um possível conflito. Enquanto existia esse apoio, internamente não estavam tendo conflitos efetivos, mas sim, ameaças apenas. Porém com o fim da Guerra Fria, os apoios foram retirados e os focos de tensão na África aumentaram, mas agora com treinamento e armas os conflitos se intensificam de verdade. Acabando com a aparente ordem e estabilidade.
• CITAR e EXPLICAR fatores históricos (Formação Territorial) que justifiquem realidades mostradas por indicadores socioeconômicos;
- Extensão territorial;
- Concentração Demográfica;
- Focos econômicos concentrados no litoral; 
• JUSTIFICAR realidades dos países Latino Americanos comparando-as com os indicadores socioeconômicos;
Para responder esse tipo de pergunta é preciso saber analisar os setores da economia, dominantes no lugar em questão e assim concluir como são os setores econômicos dali. Para treinar sugiro o estudo do item 2. ;)

Obs: Questão passada em sala, que VAI CAIR NA PROVA!!!
AVALIE a atuação da gestão pública (Estado) no turismo brasileiro levando em consideração a iniciativa privada e EXPLIQUE como os indicadores socioeconômicos influenciam nesta avaliação. 
A principio o Estado brasileiro não parece ter atuação contundente no turismo e outras terceirizações econômicas. Com os indicadores socioeconômicos conseguimos perceber como estão as outras áreas (como a educação), que irão influenciar direta ou indiretamente no turismo. Como estas outras áreas são responsabilidade do governo, percebemos se este está ou não intervindo no turismo e outras terceirizações econômicas. 
IDH—1º: Expectativa de vida: Capacidade do Estado de suprir as necessidades básicas e assegurar a sobrevivência da população. 
2º: Escolaridade: Camufla a qualidade da educação.
3º: Renda per capita: Circulação monetária, camufla concentração de renda. 
O que acontece com o turismo no Brasil é que o estado adota políticas neoliberais, ou seja deixam nas mãos de empresas, as suas próprias responsabilidades. Adotam essas políticas para atraírem mercadologias liberais, para poderem agir como ciado a cima.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário