1- Balança de poder:
Duas potências com poder semelhante (cenário da Guerra Fria)
Uma potência (mundo atual)
2- Compreender o papel do equilíbrio do medo para a ausência de conflitos entre as potências
O medo da destruição mútua foi o principal motivo para que as grandes potências não entrasse em conflito. Ambas sabiam que batalhas entre elas resultaria em prejuízo para as duas.
3-Compreender o modo de intervenção das potências em conflitos regionais.
O objetivo das potências era enfraquecer uma a outra. Como não podiam se enfrentar diretamente, as duas grandes nações faziam intervenções em pequenos confrontos em que a outra nação estava envolvida como fim de enfraquece-la.
4- Compreender a importância da Corrida Espacial para as potências.
A corrida até a lua era importante para as duas nações já que a vencedora teria a oportunidade de intimidar a adversária e ganhar prestígio em todo o mundo.
5- Caracterizar movimentos anti-hegemônicos
São movimentos contra a invasão de outras culturas, ou seja, pensam que sua cultura está correta e que nenhum outro deve impor uma outra cultura sobre a dele.
6- Compreender o papel do Pan arabismo e da Conferência de Bandung como movimentos anti-hegemônicos.
O pan arabismo é um movimento político que tenta reunir os países de cultura árabe para defender seus interesses culturais. Tenta proteger sua cultura da política Ocidental e ser independente da Europa. Além disso os países eram contra. A Conferência de Badung reuniu 29 países asiáticos para impedir o neocolonialismo por parte dos EUA e da URSS.
7- Relacionar o conflito árabe-israelense com a crise do petróleo.
O pan arabismo era contra a crianção de Israel. Como grande parte da economia dos EUA era movimentada por israelenses, os norte americanos protegiam Israel. Os árabes decidiram acabar com a grande extração de petróleo para causar uma grande crise na economia dos norte americanos, assim criando a crise do petróleo.
8- Caracterizar o neoliberalismo
É o processo de dominação política e econômica realizado principalmente pelos EUA depois do fim da Guerra Fria.
9- Caracterizar o neocolonialismo da Guerra Fria
Muitos conflitos da Guerra Fria, principalmente no Oriente Médio, tiveram como causa o neocolonialismo. As nações que adotaram o pan arabismo não queriam ser colonizados e era anti-hegemônicas.
10- Contextualizar as ditaduras militares latino-americanas na Guerra Fria.
Os EUA apoiavam as ditaduras latino-americanas já que estas mantinham ordem e reprimiram qualquer tipo de revolta contra os princípios norte-americanos.
11-Relacionar a Crise de Suez e o pan-arabismo.
França e Inglaterra utilizavam o Canal de Suez para ter acesso ao comércio oriental. Quando o Egito adota o pan arabismo, Nasser nacionaliza o canal para evitar o neocolonialismo europeu, e assim surgiram conflitos.
12- Compreender o episódio Crise dos Mísseis.
A União Soviética enviou grandes mísseis nucleares para Cuba, que se localizava muito perto dos EUA. Houve uma enorme tensão sobre as duas potências já que o caso houvesse uma guerra, ambas seriam destruídas.
Resumo de Geografia
Postado por
Pão com Resposta
|
Marcadores:
Geografia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário